segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Teatro de Lambe-lambe – Dom Quixote



Lambe-lambe é o nome popular dado aos fotógrafos de rua que trabalhavam em praças de várias cidades do Brasil, devido à antiga e peculiar maneira deles utilizarem o meio de revelação dos negativos fotográficos, lambendo-os. Este trabalho caiu em desuso, mas permaneceu vivo até o final dos anos 90, com raros destes profissionais atuando quase que soltos no tempo, nos remetendo há um tempo sem tempo, num espaço imaginário. Foi com este olhar que em 1989 a bonequeira baiana Denise Di Santos, em parceria com Ismine Lima, olhou para estas pequenas caixas e percebeu nelas um espaço cênico, transformando-os no Teatro de Lambe-lambe. Esta criação baiana repercutiu em todo Brasil e também em outros países, através de Festivais nacionais e internacionais de Teatro de Bonecos. Inspirada neste trabalho a atriz-bonequeira, Aline Busatto, criou o espetáculo Dom Quixote - O Cavaleiro Andante em parceria com o arista plástico Marcelo Santosto no ano de 1994, quando a história de Cervantes completava seus 400 anos.









Oficina de teatro de lambe-lambe












3 comentários:

  1. Que linda oficina, ameiiiii.Parabéns!bj linda. Elaine R.POA/RS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aline! Lindas fotos. Que bom que tb estão plantando novos lambe lambes por ai. Se puder cadatrar os espetáculos novos no Centro de Pesquisas Lambe Lambe Brasil será ótimo. Estamos no mapeamento e nada pode ficar de fora. Passa este material para lambelambebrasil@bol.com.br , aguardamos suas informações. Bjus, Daniel e Dio - SC.

    ResponderExcluir
  3. Aline,que bom mais uma artista do Lambe Lambe, muito boa a oficina de caixas e cobertas com Chitão. Parabéns e um abração!

    ResponderExcluir